links

LINKS PESSOAIS

Num mundo cada vez mais dependente das tecnologias da informação, muitos são aqueles que tentam dissipar a precisão - embaraçosa - por intermédio da confusão, empregando táticas enganosas na tentativa de despistar cibernautas e mecanismos de pesquisa. Ciente deste tipo de artifício, numa aposta de proximidade e assumindo um claro e continuado papel de portal seguro, este site procura garantir as melhores práticas ao serviço da segurança dos utilizadores. Assim, se está interessado nos conteúdos relacionados com Raquel Pimentel no Twitter, no Facebook ou noutras redes sociais, pesquise neste site as ligações externas (autenticadas). Para a sua segurança, as páginas de perfis das contas pessoais e respetivos links encontram-se explicitamente - e de forma recíproca - vinculadas a partir deste Website ou do Blog (WordPress).

Raquel Pimentel - Networking

A autenticação significa que se trata, garantidamente, de contas/páginas pessoais relacionadas com a titular deste domínio na Internet. Lembre-se que a mesma não será, em qualquer caso, responsável por eventuais mal-entendidos, confusões ou esquemas - originados por terceiros - que visem defraudar o público. Ainda relativamente às respetivas páginas pessoais na World Wide Web, além destes avisos, para facilitar a sua segurança, a transparência, o rigor da informação prestada e a localização das ligações externas certificadas, consulte a informação adicional contida na «ficha técnica» do site oficial. Contudo, nos casos em que este portal disponibilize a ligação a essas páginas da internet externas, e porque se trata de contas - apesar de legítimas - alojadas em sítios Web de terceiros, este não se responsabiliza pelo tratamento de dados recolhidos e/ou pelas políticas e práticas de privacidade desses portais ou das firmas que os gerem.


SEGURANÇA NA INTERNET


À medida que os computadores e a Internet ganham cada vez mais preponderância nas nossas vidas, aumentam os crimes informáticos. As burlas e as extorsões sexuais (sextortion) online têm vindo a assumir a vanguarda do crime cibernético. Em Portugal, as queixas por crimes informáticos, em plena ascensão, amontoam-se tragicamente no relatório de análise da criminalidade participada. A internet reclama protagonismo como espaço privilegiado dos criminosos. Para as questões intrínsecas ao ciberespaço e à cibersegurança, todos os dias surgem novas vulnerabilidades e novos métodos de ataque. Sabe-se que o perpetrador de hoje pode ser uma pessoa com vasta formação ou com muito pouca, de qualquer estrato social e com as mais diversas características pessoais.

A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ), inspirada no modelo adotado pelo European Cybercrime Center (EC3), tem por missão de estímulo operacional especializado, reforçar o ajustamento com as estruturas europeias e internacionais de informação e contrainformação criminal, designadamente com a EUROPOL e INTERPOL.

O Centro Internet Segura disponibiliza um serviço para a denúncia de condutas e conteúdos ilegais e/ou potencialmente maliciosos, a Linha Alerta.

O Centro Nacional de Cibersegurança é outra opção. O CNCS atua como coordenador operacional e autoridade nacional especialista em matéria de cibersegurança junto das entidades públicas e das infraestruturas críticas, garantindo que o ciberespaço é utilizado como espaço de liberdade, segurança e justiça, para proteção dos setores da sociedade que materializam a soberania nacional e o Estado de Direito Democrático.

Finalmente, para os casos particularmente complexos, o Gabinete Cibercrime é o mais indicado. Pois trata-se do gabinete de coordenação da atividade do Ministério Público na área da cibercriminalidade.

Os usuários da Internet são assim encorajados a ajudar nesta luta informando/denunciando práticas suspeitas. As denúncias recebidas por qualquer das vias acima referidas, serão remetidas aos competentes serviços do Ministério Público. Contribua para a sua segurança.



LINKS ÚTEIS



http://www.fccn.pt/
http://www.erc.pt/
http://www.igac.pt/
http://www.telenima.com/
http://www.acmp.pt/
http://www.umic.pt/
http://www.europeanarenas.com/
http://www.min-cultura.pt/
http://www.tvescolas.com/
http://www.turismodeportugal.pt/
http://www.portugal.gov.pt/
http://www.internetsegura.pt/